Histórico    

Famorine Esporte Clube

Fundado: 12 de novembro de 1977.

Fundadores da Equipe: José Libério, Gervique Alves de Souza, Clodomiro Alves de Souza, Carlos Roberto Mesquita, Paulo Donizete Caetano, Roberto Sabino Silva, Antônio de Faria Morato, Valdir Jorge de Oliveira e Teodoro José de Oliveira.

 

Data do primeiro jogo: 14 de novembro de 1977.

Adversário do 1º Jogo: Equipe de Vilaças.

Placar do primeiro jogo: 2 x 0 em favor do Famorine.

Primeiro gol na história do Clube: Paulo Donizete Caetano.

Primeira equipe do Famorine em 1978

Formada pelos atletas: Berreca, Carlos, Roberto, Miguel Teodoro, Valdemir, Morato, José Libério, Gervique, Paulo Caetano, Mozart, Valdir, Tuta, Graxa, Toizinho, Biga. Primeiro treinador: Dorival - Popular Dó do Bairro de Fátima.

Cores do Clube: Verde - Branco - Amarelo. Que significam Verde: Natureza = Branco: Paz e Amarelo: Alegria.

 

Sinificado do nome FAMORINE:

F - FORÇA

A - AMOR

M - MOCIDADE

O - ORGANIZAÇÃO

R - RAÇA

I - INTEGRAÇÃO

N - NAÇÃO

E - EDUCAÇÃO

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

À partir desta data o clube só veio a crescer e já no ano de 1978, fomos convidados para participar da 1ª Copa de Futebol de Bom Despacho, convite feito pelo Sr. Paulininho que era o presidente da Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho que já eram mais conhecidos, como o Remo, Cruzeirinho, Vila Gontijo, Grêmio, Skol, Dirol entre outros. O Famorine com uma equipe desconhecida, formada só de jogadores do Bairro de Fátima, foi avançando na competição ,desbancando todos os seus adversários e chegando a grande final em 1º de junho de 1978, contra a poderosa equipe da Skol, dirigida pelo Senhor Antônio Gerônimo, e fomos derrotados por 2 x 0. Mas para nós foi uma grande conquista, pois o clube que só tinha 7 meses de vida, chegar à conquista de um vice campeonato já era uma grande façanha.

Com todos os atletas motivados pelo desempenho surgiu a ideia de fazer uma organização efetiva do Clube, buscando formar uma diretoria que viesse a trabalhar em prol do Famorine. E no dia 24 de dezembro de 1978, foi eleita a primeira diretoria do clube assim constituída:

Presidente: Anízio Tavares Dias

Vice presidente: Carlos Roberto de Mesquita

1º Secretário: Wilson Soares

Tesoreiro: José Quirino de Azevedo

Diretor técnico: Darcy Soares Filho (Pretinho)

Conselho fiscal: José Bento da Costa, Domingos José da Silva e Antônio Dimas de Resende.

 

O nome Famorine só crescia e também já era comentado na época a força de nossa torcida: Força Verde, que nunca deixou de acompanhar o clube em seus jogos. Temos que destacar uma pessoa que muito ajudou o clube enquanto presidente: o Senhor Pedro Lino da Costa - o Pedro Cintico, que dirigiu o clube por 4 mandatos e que hoje ainda ajuda e muito a equipe, por isso nosso estádio leva seu tão honrado nome: PEDRO LINO DA COSTA.